As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Impressões de Projetos Escolares


Leda Coletti 

“Educação é vida”
(John Dewey)

Foram horas de enriquecimento pessoal as que passamos na Escola Estadual Dr. Prudente no dia 06 de dezembro de 2017.
Gentilmente convidadas pela eficiente e dinâmica diretora da instituição, Sra. Christina Negro e suas eficientes coordenadoras pedagógicas, tivemos oportunidade de contatar professores das áreas de ciências exatas, humanas e biológicas, que além de desenvolverem o currículo escolar exigido pelo calendário escolar, orientam seus alunos na consecução de projetos educativos, selecionados por interesse dos mesmos e visando a integração entre as áreas de conhecimento.
Em ambiente participativo professores e alunos inicialmente expuseram aos demais colegas o que prepararam durante o semestre, a partir da escolha do tema e assunto a ser estudado e pesquisado. Depois houve o momento da apresentação dos trabalhos realizados, expostos e demonstrados por eles nas salas de aulas. Em todas tivemos surpresas prazerosas.
Na de fotografia pudemos sentir como viajaram e conheceram um pouco os costumes, hábitos, vivência dos habitantes dos diferentes continentes e países, fotografando e situando –os no espaço físico, através de mapas geográficos. Também destacaram por meio de fotos o ambiente em que estudam, focalizando a praça e o que nela viram: aspectos positivos e negativos.
Em outra, experimentamos um chá preparado com as ervas medicinais expostas na sala, ao qual incluíram frutas. Delicioso! Os monitores - alunos explicaram a importância das plantas para o organismo humano, destacando inclusive o modo de usá-las.
Ficamos surpresas e encantadas com a integração entre os professores de língua portuguesa, inglesa e educação artística, quando assistimos a peça “A bela e a fera”, num cenário de floresta, com castelo (representaram-no com maquete da   principal fachada da escola) e todos os personagens da história, utilizando bonecos de fantoches confeccionados com caixas de leite recicladas. Realmente o mundo da magia foi contado e vivido pelos artistas que dialogaram e cantaram com muita habilidade em ambas as línguas.
Iniciação filosófica, por meio do estudo dos antigos filósofos foi o modo escolhido para um grupo de alunos refletir sobre as diferentes concepções do conhecimento, com destaque para o significado da democracia. Animados explicavam aos visitantes os conceitos aprendidos.
Painéis de diferentes profissões mostraram que houve palestras e visitas a locais que permitiram aos jovens estarem se familiarizando com as mais variáveis, sobretudo as que oferecem mais campo de trabalho atualmente.
Infelizmente não pudemos ficar por mais tempo e visitar todas as salas, mas soubemos que havia as localizadas no pátio, envolvendo atividades físicas e manuais e a de robótica, que vimos na passagem totalmente lotada, evidenciando o interesse dos jovens por novidades.
Tivemos oportunidade de conhecer alguns alunos que já se destacaram em representações da escola no município e em nível estadual; também nos foi revelado que a escola visitada é uma das poucas de Piracicaba beneficiada com período integral, classificada como uma das melhores  do estado de São Paulo.

  E por tudo que vimos e sentimos nesta convivência tão agradável de algumas horas, concluímos que o resultado não poderia ter sido outro. Parabenizamos todos: corpo administrativo, docente e discente e mais uma vez, externamos uma alegria imensa, pois o que sempre sonhamos - uma escola onde todos estudam com prazer- existe bem perto de nós e nos faz ter esperança de outras semelhantes num futuro não muito distante. 

Nenhum comentário: