As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Protagonistas da paz*

Letícia Franco Mendes- 1º ano B - EM

Paz, uma palavra tão pequena, entretanto de grande significado e almejada por tantos. Muitas vezes acreditamos estar em paz pelo simples fato de não haver guerra. Contudo, estamos mesmo em paz? Como podemos estar em paz com inúmeros atentados? Com toda a violência? Como podemos estar em paz se uma grande parcela da população sofre por não saber se terá uma refeição no dia seguinte? E como nós, os que somos exceção perante aos famintos, como podemos dormir em paz sem pensar em ajudá-los?
            Precisamos promover a paz, cada um de maneira individual. É importante termos a iniciativa de sair da nossa própria “zona de conforto” e pensar naquele o qual está ao nosso lado, em amar o nosso próximo. Já diria Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. É preciso e temos de tentar, temos de nos esforçar, pois o amor move o mundo, gentileza gera gentileza e dessa maneira a paz vai se difundindo pelo mundo.
              Trabalhos voluntários, doações materiais e espirituais, fazer o bem em simples atitudes cotidianas. Com isso se promove a paz. Riquezas concentradas, consumismo, egoísmo, ganância, racismo, indiferença, exploração... Dessa maneira não é possível.
Segundo Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, “Quando existe a unidade entre nós e Deus está presente, se sente a paz interior. Quando existe a unidade entre os irmãos, existe a paz entre os irmãos. Quando existe a paz entre os povos, a paz existe no mundo”.

Por isso é importante haver uma “sintonia” entre as pessoas, uma combinação de esperança e partilha. Porém, não podemos dizer ser uma tarefa fácil a de promover a paz e difundi-la pelo mundo, entretanto, Nelson Mandela assegura: “Sempre parece impossível até que seja feito”. 

*Redação de Leticia Franco Mendes, aluna do 1o ano EM da professora Beth Scarpari - Colégio Dom Bosco Assunção, vencedora do Concurso de Redações, tema A PAZ, promovido pela APM de Piracicaba.

Nenhum comentário: