As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O que você está lendo?



Edson Rontani Júnior é jornalista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e assessor de comunicação da UNIODONTO

Recebi várias publicações do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e, confesso, que estou lendo uma obra atrás da outra. Isso por dois motivos: o primeiro pela curiosidade em conhecer os fatos que fizeram de Piracicaba a importante cidade brasileira que ela é. A segunda é que os livros são curtos, facilitando a leitura.
Estou com cerca de 15 títulos do Instituto em minha estante, mas no momento leio o “Manual de História Piracicabana”, inicialmente publicada em 1967 e reimpresso em 2009. Neste, o professor Guilherme Vitti aborda fatos curiosos de Piracicaba com base em documentos existentes na Câmara de Vereadores de Piracicaba, um verdadeiro legado dos fatos desde o final do século 18 até o início do século passado, com citações de ruas, praças e pessoas que por aqui passaram ou viveram.
Um dos fatos curiosos foi a visita de Dom Pedro II a cidade, conhecendo os distritos tiroleses de Santa e Santa Olímpia. Devido à descendência do imperador, ele deixou um tostão de ouro para a primeira moça das comunidades que contraísse o matrimônio. A história termina aí. A dúvida é quem foi a felizarda que levou o marido e a moeda tão cobiçada.

Um comentário:

Clarice Villac disse...

Esses livros devem ser mesmo bem interessantes !

Feliz da cidade que preserva sua memória histórica, geográfica e cultural !

:~)