As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 1 de setembro de 2012

O que você está lendo?



Escritora e poetisa Maria Cecília Graner Fessel

Na verdade relendo, e não pela primeira vez, e se chama A TERRA DOS MIL POVOS, HISTÓRIA INDÍGENA DO BRASIL CONTADA POR UM ÍNDIO.
É um livro da Editora Fundação Petrópolis, da série Educação para a Paz, segunda edição, com 115 páginas, que ganhei da nossa Olga Martins, poeta, escritora, mas sobretudo, Mestra apaixonada.
Nesse livro, KAKA WERÁ JECUPÉ, índio txucarramãe, explica os diferentes mitos dos grupos indígenas, mostra os valores comuns contidos nas suas tradições, sua ética, a forma de pensar e agir, de amar a natureza, revelando a  pujança de uma etnia milenar
Kaka Werá nos conta o que lhe contaram seus pais, avós, bisavós, e as gerações ancestrais de sua nação, resgatando esse componente tão menosprezado nas origens do povo brasileiro.
KAKA WERÁ, nascido num aldeamento indígena próximo à Represa Billings, fez uma peregrinação na década de 1980 percorrendo aldeias indígenas até o Paraguai, buscando sua verdadeira identidade, na mesma trajetória apelidada pelos historiadores como “A BUSCA DA TERRA SEM MALES”, ocorrida nos séculos 16 e 17. Também realizou uma peregrinação ao norte do país, pesquisando a sabedoria dos povos amazônicos e dos cerrados.
Convidado pelas Universidades de Oxford (Inglaterra) e Stanford (EUA) deu palestras em 1996 e 1997 sobre a religiosidade ancestral indígena.

2 comentários:

Clarice Villac disse...

Muito interessante esta resenha de Maria Cecília, e nos dá grande vontade de ler o livro e conhecer essas lendas, mitos e sabedoria ancestral !

Maria de Fátima Rodrigues disse...

Tb achei interessante Maria Cecilia... muito bom mesmo! Precisamos tanto disso né? Saber a VERDADE sobre nossa História... Bjs querida.