As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

As mudanças começam em nossos municípios


           
 Lucas Medeiros Raphael*

            O Brasil, atualmente, é considerado uma das principais economias mundiais, diferente do passado quando muitas pessoas viajavam para o exterior, em busca de novas oportunidades e com o sonho de ganhar a vida. Hoje, recebemos pessoas de países vizinhos que tentam melhorar suas condições financeiras, pois oferecemos uma boa qualidade de vida e chances de trabalhar em boas empresas.
            Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, é um município modelo, conhecida por ser uma cidade "caipira" e com um povo hospitaleiro tem atraído indústrias estrangeiras de médio e grande porte há alguns anos e as oportunidades de trabalho crescem aceleradamente, assim se desenvolvendo não apenas em termos de infraestrutura e economia, também em tecnologia e cultura.
            Os avanços nos municípios de diversas regiões do país trazem benefícios, facilitando a vida dos moradores, o que impulsiona o crescimento das cidades e do país, gerando maior número de empregos, porém pela falta de qualificação profissional e estudo de grande parte dos trabalhadores, muitos não conseguem suprir as necessidades das empresas, infelizmente.
             Para reverter essa situação, é necessário que, acompanhada a esses avanços, venha dos órgãos públicos a preocupação em criar projetos de qualificação profissional para moradores locais, na construção de novas escolas técnicas, o que propiciará a melhoria da mão-de-obra.
            Assim, será necessária a integração de boas administrações municipais com as pretensões de desenvolvimento do governo federal, para que o Brasil mantenha-se em destaque positivo no cenário mundial. Neste ano de eleições, seria bom que os eleitores observassem isso nos candidatos e ótimo se houvessem políticos comprometidos com a educação e qualificação dos jovens.

                                                                                          
                                                      * aluno do 2º ano do EM da EE Profª Catharina Casale Padovani 

Nenhum comentário: