As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 23 de junho de 2012

Que livro você está lendo?

Ana Lucia Paterniani é médica psiquiatra, musicista e escritora

Estou fazendo uma releitura dos clássicos Contos de Fadas, uma coletânea de 284 páginas da Editora ZAHAR.
Contém os clássicos de Perrault, Grimm, Andersen e outros, com apresentação da Ana Maria Machado: " Conhecer os contos de fadas é importante para nos conhecermos. E, como este livro comprova, é uma forma de encantamento literário."
Para mim está sendo uma viagem de volta a minha infância entre "A Bela Adormecida", "Branca de Neve", ' Cinderela", "Chapeuzinho Vermelho", "O Gato de Botas", " A Bela e a Fera", "João e Maria", " Rapunzel" ( que descobri ser um tipo de alface! ) ... e ainda aproveito para contar para a minha filhinha ( meu bebê de 21 aninhos...rsrs...) as não tão conhecidas, como "Pele de Asno"," Barba Azul", " A pequena vendedora de fósforos", " A princesa e a ervilha".
O livro traz ainda uma pequena biografia dos autores e comentários no final dos contos sobre a "moral" da história.
Fiquei sabendo também que a autora do meu conto preferido ( " A Bela e a Fera" ) é uma escritora francesa, Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. Madame de Beaumont era ex-governanta e mãe de muitos filhos e entre 1750 e 1775 lançou uma série de antologias de histórias, ensaios, contos de fadas e anedotas. Autora de romances também, continuou a escrever até o fim de sua vida.

Nenhum comentário: