As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cada ser humano carrega em si o Universo


http://www.youtube.com/watch?v=yo-qUjnRrQ4&feature=email

Cada ser humano carrega em si o Universo
Luiza Gosuen

Ao nascermos temos o privilégio de adentrar os portões de um paraíso que nos recebe de braços abertos, oferecendo tudo de exuberante que existe nesse Universo e que, gratuitamente, nos é disponibilizado como um "presente".
Vem-me à mente as palavras do filósofo brasileiro, Arcângelo Buzzi, que diz: “A palavra Natureza vem do verbo latino "Nasci", que significa “brotar", "nascer".
Portanto, de forma conjunta, iremos fazer parte da Natureza que acopla em nós uma cópia de si mesma, e que é tecida magistralmente pelas mãos do Criador.
Sinta o ar entrando em seus pulmões: é como o embrenhar por um bosque fechado, com trilhas estreitas; uma cópia exata da magnitude que é o inalar e exalar desse precioso componente que irá dar vida a todo o Planeta: o oxigênio.
Tente agora vislumbrar uma correnteza, ouça o barulho, atente para o leva e traz dos nutrientes
nesse fluir contínuo.
Agora, ouça o borbulhar do sangue em suas veias, no trajeto perfeito de conduzir a cada parte o
vermelho da vida em forma líquida.
Nossa voz se assemelha aos ventos, é o que nos difere de todo ser e nos iguala ao Supremo que,
em sendo Verbo, se fez carne, habitou entre nós para expressar seu amor.
A voz é um som que tanto pode espalhar a brisa e a mansidão, quanto trazer a tormenta num grito de guerra e de destruição ; da nossa boca, a voz pode sair em forma de carinho ou de um sopro que apaga uma chama, ou rugir em forma de furação e, junto com a Língua - que serve não só para depurar as delícias - mas também para maldizer, destruir e matar.
Outro órgão de importância vital, nosso rim, que filtra tudo que foi absorvido pelo corpo trazendo o equilíbrio para que os outros órgãos possam se manter saudáveis.
Assim é a camada de ozônio que barra todas as radiações nocivas, impedindo que sejamos maltratados por impurezas vindas de todo o Cosmo.
Mas o homem não cuida do que lhe foi oferecido e, constantemente, assistimos atônitos a desmatamentos com corte de árvores centenárias.
E florestas inteiras sendo disseminadas pelo fogo criminoso, que muitas vezes também alcança
nossos mares.
A água , elemento de onde fomos formados, que desde o útero nos acolhe e nos nutre,
Hoje está escassa, imprópria para consumo.
Rios poluídos, geleiras ameaçadas, mares contaminados empresários insanos, pessoas descuidadas, contaminando e devastando o habitat natural dos animais aquáticos.
Huberto Rohden,outro filósofo brasileiro, entende esses efeitos como graus de conhecimento no homem.
A "subconsciência inferior" traduzida nas suas "manifestações egóicas" ou intelectual, quando o homem se julga superior a tudo e a todos, e a "cosmoconsciência da razão“ , quando o homem
compreende, por fim, que ele também é parte desse todo harmônico.
E nossos ossos: são como a dureza dos minerais entranhados no solo, dando forma e existência duradoura à superfície.
Na natureza, as escavações deformam a terra pela ganância corruptível e pela busca desordenada do valor do mineral, assim como fazem para extrair ossos e chifres dos
animais, matando-os sem ao menos se importarem com o martírio de outros seres viventes.
Nossos membros se assemelham ao corpo do Planeta, onde os movimentos integram as partes trazendo mobilidade sinérgica entre todos os povos.
E quando nasce mais um dia tão claro : é como a beleza da visão, com suas cores que irradiam alegria, junto com o calor do sol que brilha pujante e onipotente,envolvendo toda a Terra.
Então, de mansinho chega a noite, que vem, assim como o sono, aos pouquinhos, e vai nos acomodando, tranquilizando-nos com seu véu escuro e cobrindo-nos com a paz e o descanso.
E essa calma encontramos nos versos de Fernando Pessoa "Agora amo a Natureza como um monge calmo ama a Virgem Maria, religiosamente e, a meu modo como dantes(...) trouxeste-me a Natureza para o pé de mim".
Por que o ser humano sente essa necessidade ilógica e incontrolável de destruir a Natureza?
“É preciso habitar a Terra, no sentido, no decoro, na dignidade e na disciplina de suas dádivas".
(Arcângelo Buzzi)
Será que, inconscientemente, achamos que o que Deus criou não foi bom?
“É sabedoria agir de acordo com a Natureza, ouvindo a sua voz".
(Heráclito, filósofo grego pré-socrático).
“O mundo da simplicidade, da natureza, da fonte de água limpa e do canto dos pássaros é um pedaço do céu e a voz de Deus, que muitos não conseguem ouvir”. “ Quando se despreza a natureza, se despreza também seu criador."
“Nosso planeta adoeceu ,mas não vamos deixa-lo morrer : seremos seus guardiões em retribuição à benevolência que nos acolhe.
Está em nossas mãos! O futuro das novas gerações.

Texto – Luiza Gosuen
(Embaixadora do Conselho Mundial de Cidadania Planetária)

Nenhum comentário: