As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Ousadia da Mulher - Leda Coletti

A Ousadia da Mulher
Leda Coletti

Carolina a bisavó, não se conforma com o que aconteceu com a bisneta. Está grávida aos 16 anos.
- Como vai ficar a situação de Patrícia? E dirigindo-se à neta Bete, mãe de Patrícia:
- Como você vai trabalhar essa nova ocorrência? Já pensou o que os vizinhos irão dizer?-Bete calmamente expõe, que hoje em dia, uma gravidez precoce é muito comum entre adolescentes de todas as classes sociais.E continua:
- Não devemos encará-la como desgraça. É preciso pensar no lado bom: nossa família vai ganhar uma criança e isto é motivo de alegria e não tristeza.
A bisavó se cala, mas pensa baixinho:
- “ Ainda bem que logo vou embora desse mundo, que está virado de pernas para o ar”.
Esse foi um exemplo de como os conceitos: virgindade, sexo antes do casamento estão cedendo lugar a visões diversas de anos atrás. Não vamos tecer comentários favoráveis ou contrários nesse momento, pois estamos constatando apenas as diferentes realidades atuais.
E o que falar do trabalho profissional da mulher?
Nos anos dourados - década de 60-, poucas eram as mulheres engenheiras, médicas, dentistas, pesquisadoras, políticas e com outras atividades só permitidas para os homens. A maioria se dedicava ao magistério, uma das únicas portas abertas para a ala feminina.
Hoje elas já têm um lugar ao sol e disputam com o outro sexo, posições de destaque e prestígio.Mas, ainda são vítimas de injustiças salariais, por serem mulheres.Alguns privilégios já conseguiram e ousadas se tornaram, pois quando se sentem ameaçadas, tornam-se bravas guerreiras e vão à luta, com muita garra.
E há ainda quem diga que as mulheres pertencem ao sexo frágil!

Nenhum comentário: