As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bissexto - Ludovico da Silva

BISSEXTO
Ludovico da Silva

O dia 29 de fevereiro, que aparece no calendário a cada quatro anos, foi criado como forma de reajustamento das horas sobradas a cada dia e somadas nesse período. Por causa disso é que ganhou um apelido meio esquisitão, que é Bissexto.
O que é meio complicado é para quem nasceu nesse dia, na comemoração do aniversário. Muitos fazem a festa no dia anterior e outros no posterior, dependendo do dia da última semana do mês ou da primeira de março, se é sábado ou domingo. Alguns deixam para comemorar mesmo de quatro em quatro anos, o que pode ser prático, mas pouco interessante. Agora, problema foi resolvido, com o registro no dia seguinte.
E a questão do nome?
O brasileiro tem uma cabeça bastante criativa em relação ao registro de nascimento.
O folclore é tão rico que fornece nomes esdrúxulos para vários volumes. Um dos mais conhecidos é o chamado Um Dois Três da Silva Quatro, sempre citado.
Agora, quando se pretende prestar uma homenagem, o nome acaba se tornando mais hilariante, dentro da família e entre amigos.
Foi o que aconteceu no dia de um ano bissexto qualquer, que ficou na história: Último Quadriênio da Silva.
É mole?

Nenhum comentário: