As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Consciência Negra - Ruth Assunção

CONSCIÊNCIA NEGRA
Ruth Carvalho Lima de Assunção

Em 13 de Maio de 1888 a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, pondo fim à escravidão no Brasil, que se instalara há 300 anos, ainda no período colonial. Um episódio de tristes lembranças marca essa fase, quando mercadores obcecados pela ganância arrancam um povo às suas raízes, subjugam, ferem sua dignidade e o amordaçam em seus direitos de justiça e liberdade.
E nosso olhar, hoje se anuvia, ao vermos em museus e praças, essa parafernália de invenções voltadas para castigar de forma cruel o seu semelhante, que se insurgia contra ordens descabidas.
Memórias de um passado em que senhores de engenho manipulavam e descarregavam sobre o negro toda sorte de suas frustrações.
Não só no Brasil, mas em todo o planeta era norma geral considerar o negro, assim como o índio, um ser inferior, destituído de inteligência e livre arbítrio.
Nos Estados Unidos, Martin Luther King sonhava por um mundo de igualdade entre os povos. Foi assassinado, mas seu sonho não morreu, os americanos despertaram para a realidade do presente.
Aqui no Brasil, nessa situação de dores e agonias, num despertar de consciência foram se formando núcleos de resistência a seus opressores.
E surge Zumbi, o negro de alma branca, que levanta em seus movimentos de oposição os primeiros gritos de rebeldia.
A luta continua. Uma luta de reflexão no sentido de banir os atos de discriminação racial, de valorização por sua herança cultural, mantida pela população afro-descendente.
Feriado de 20 de Novembro, uma conquista da cidade, uma conquista de Zumbi, o reconhecimento da data da CONSCIÊNCIA NEGRA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Data: 18/11/2009, 12:36:20 pm
Nome: EUNICE ZEM VERDI
QUERIDOS AMIGOS DO GOLP,QUERO PARABENIZAR OS IDEALIZADORES DESSE BLOG.É MUITO BOM SABER QUE AGORA TEMOS
UM ESPAÇO ONDE TEREMOS A OPORTUNIDADE
DE VER NOSSOS TRABALHOS PUBLICADOS. COM CERTEZA ,UMA GRANDE CONQUISTA!
PARABÉNS ,IVANA MARIA!